Esse é um método conhecido por ser um planejamento familiar natural, possibilitando ao casal engravidar ou adiar a gravidez, ou seja, sem o uso de medicamentos. Foi criado por Dr. John J. Billings, médico neurologista e membro da Universidade de Melbourne (Austrália) que procurou uma maoir precisão para a mulher recohnecer os dias férteis e o dia da ovulação.
Ao contrário da famosa "tabelinha", divulgada por anos pela Igreja Católica, o método Billings se orienta pela observação do ciclo ovulatório em lugar da matemática não exata da ansiã Tabelinha.
Aqui o cálculo da tabela não é exata e seu resultado se assemelha ao horóscopo quando dita uma única regra para todos. Nós sabemos que cada mulher tem um ritmo e um ciclo menstrual diferente por natureza, por isso indico o método Billings.
Para fazê-lo é necessário:
- abstinência sexual durante o período de adaptação da observação;
- interromper o uso de medicamentos contraceptivos;
- suspender o uso de protetores de calcinhas;
- começar a usar a peça íntima citada acima, pra quem não tem o costume de usar.
Mais a frente falarei o porque dessas exigências.
Segundo o método, o ciclo começa na ovulação. Você que é mulher (é claro rs) já percebeu que de você sai uma secreção? A ela chamaremos muco. Então, esse muco muda conforme o período do mês, e é ele o seu alvo, o seu objeto de pesquisa!
Toda a mulher tem que ter muco, a sua ausência é causa de atenção podendo ser necessário o acompanhamento de um médico ginecologista para saber se há inflamações ou infecções.
Vamos lá!
Quando o muco não aparece o corpo está indicando seu período seco, que é quando você está infértil. Imagine o solo do sertão, lá nada vinga por um bom tempo porque não há os componentes necessários para a produção. É a mesma coisa.
Já quando aparece um muco branco, espesso, seu corpo está te avisando que está prestes a ovular, ou seja, você está fértil. Mas você pode estar se perguntando nesse momento: "Se eu ainda não ovulei, como posso estar fértil?" Boa pergunta você que pensou nisso! Pra quem não pensou, terá mais possibilidades para se questionar (rsrsrs). O fato é que o espermatozóide vive dentro do organismo feminino por 72 (setenta e duas) horas - 3 dias. Como você não sabe o dia em que ocorrerá a ovulação mas sabe que está prestes a ocorrer, o mais prudente é não se arriscar e reconhecer o seu período fértil.
COMO SABER SE JÁ OVULEI?
Simples.
Durante esse período fértil o muco deixa de ser branco e espesso, passando a ser transparente e muito elástico. As mudanças são bruscas. Por que no plural? Porque ocorrem duas mudanças. Se, por exemplo, você percebe a mudança do muco branco espesso para o transparente elástico hoje e amanhã seu muco volta a ser branco, isso significa que você ovulou. É o último dia de muco transparente elástico que revela o acontecimento da ovulação. Você pode ter mais de um dia de muco transparente elástico.
CONCLUSÃO: Você só consegue saber se ovulou um dia depois, pois quem te confirma isso é a volta do muco branco espesso.
MAS QUAL É A DIFERENÇA SE EM TODOS ESSES DIAS ESTOU FÉRTIL?
Bem, reza o método que os espermatozóides machos são mais rápidos enquanto os fêmeas são mais resistentes (isso explica muitas diferenças entre homens e mulheres rsrssrs - grifo meu), logo, se o planejamento do casal é engravidar no dia da ovulação as chances são maiores para os espermatozóide macho, já nos dias de muco branco espesso são dos espermas femininos. Assim, o casal poderia, teoricamente, escolher o sexo do bebê, mas estamos falando de possibilidades, não de certezas.
Não sou eu quem está dizendo, é o método! (rsrsrs)
COMO SEI SE ESTOU NO PERÍODO SECO (INFÉRTIL) NOVAMENTE?
De acordo com esse método, após o dia da ovulação é necessário guardar-se ( se é que vocês me entendem) por 4 (quatro) dias e 3 (três) noites, o que significa afirmar ser a noite do 4º (quarto) dia depois da ovulação o início do seu período fértil.
HÁ RISCOS DE SE ENGRAVIDAR DURANTE A MENSTRUAÇÃO OU PRESTES A FICAR MENSTRUADA?
Segundo os seguidores deste método, durante a gravidez sim, pois o óvulo está exposto, e não quando está prestes a menstruar porque não há muco. Mas com relação a isso fica uma dúvida particular: Mas o esperma não fica vivo por 3 dias? É algo que pretendo esclarecer e depois revelo a vocês, tá bom!
POR QUE PRECISO ME ABSTER DE RELAÇÃO SEXUAL PARA A OBSERVAÇÃO?
Você precisa dessa abstinência enquanto está no período de aprendizagem da observação.
O muco provocado por estímulos outros podem confundir que está aprendendo a se observar.
E PRA QUÊ USAR CALCINHAS?
Rsrsrs Há mulheres que não tem o hábito de usar calcinhas e essa peça é muito importante para verificar se já está saindo o muco do seu corpo, bem como ajuda a coletar o material para a observação de sua cor e elasticidade, já que isso deve ser feito com os dedos polegar e indicador se pressionando e se afastando de forma suave.
POR QUE NÃO USAR REMÉDIOS CONTRACEPTIVOS?
O contraceptivo altera o funcionamento natural do organismo feminino, não permitindo a observação, logo, medicamentos e billngs não podem ser vizinhos.
O MÉTODO FUNCIONOU COM VOCÊ?
Sim. Funcionou bem. O problema da gravidez não planejada quando se utiliza esse método não é o método e sim as pessoas que o praticam. Por quê?
Simples. O método estimula o auto controle do casal enquanto se está no período fértil, o que pode durar mais ou menos 7 dias, se você não se aguenta o resultado acaba sendo um blog onde uma mãe novata passa a partilhar de suas experiências. Se é que vocês estão conseguindo me entender! kkkkkk
EXISTE ALGUMA HERANÇA DEIXADA PELA "TABELINHA" PARA O MÉTODO BILLINGS?
Mais ou menos.
Na mentecapta tabelinha as pessoas deveriam fazer uma tabela para anotar o dia da menstruação e contar sete dias de distância da próxima menstruação que raríssimas pessoas saberiam quando iria vir. Já no método Billings você é orientada a fazer uma tabela também, que tem mais a função de gráfico, onde vc anota os dias de surgimento do muco, quando ocorrem as mudanças de coloração e estado do muco, o dia da ovulação, os 4 dias e 3 noites após a ovulação, seu período infertil e os dias em que vc ficou menstruada.
A anotação é importante para você ter o exercício da observação, além de ajudar a você com dois outros pontos: não esquecer o método e ajudar o cônjuge a aprender, pois eles nunca aprendem o billings como as mulheres. FATO VIVIDO!!!!!
Dúvidas? Deixe como comentário ou envie para blogdafecosta@ig.com.br
Para ilustrar essa exposição e fixar mais o assunto indico o sit abaixo.
Se informe e informe.
http://palestrascatolicas.wordpress.com/2009/02/20/metodo-de-billings/

O blog busca as primeiras experiências maternas. A inspiração veio às 2hs AM quando percebi que além de sugar minha neném estava executando atividades dentro da fralda. Decidi desabafar minha vivência com minha primeira filha.Tive tempo de sobra pra me organizar, ela só dormiu às OITO da manhã.CEDINHO! Portanto, desculpe os erros, eu estava com sono e continuo. Filha, vai dormir garota! Já são 5 horas da manhã. Ai, que fofa! Ela sorriu.....
Ah, gente! Eu aprendi esse método na Igreja Católica. Vale muito a pena conhecer melhor! Vlw
ResponderExcluirEntão quer dizer q vc não aguentou os 7 dias né rsrsrsrs....
ResponderExcluirPois é Chele, mas eu não tenho um período de 7 dias de fertilidade certinho. Pode variar para mais ou para menos.
ResponderExcluirHá quanto tempo vc usa o método?
ResponderExcluirEsse método funciona no mais irregular dos ciclos menstruais e mesmo durante amamentação, pois ele é baseado em observação, não em histórico de ciclo.
ResponderExcluirMas para usá-lo é imprescíndivel o acompanhamento de instrutor habilitado do plafam.
Eu e minha esposa usamos.