domingo, 20 de maio de 2012

Chá de fraldas

  Algumas pessoas, para ser mais específica, mulheres, adoram fazer o famoso chá de fraldas. Não que seja um chá feito com fraldas, ou que a organizadora do evento sirva chá enquanto as convidadas chegam e entregam os presentes (fraldas, é lógico!).
  Mas não quero aqui, caros leitores, tentar decifrar porque raios continuamos a chamar de "chá de alguma coisa" um evento sem chá, ou menos ainda investigar porque as mães e futuras mães precisam decidir para esse evento a cor do enxoval do bebê. Afinal, ninguém que terá uma menina precisa necessariamente vestir a criança como uma Penélope charmosa ou aquela que terá um menino vestí-lo de Huck. Existem outras cores no mundo maravilhoso dos que não são daltônicos.
  Ser diferente é comum, é normal! - frases um dia ouvida em uma propaganda publicitária
  Estou aqui hoje para enfatizar aquela famosa lista do chá invisível.
Ex: fralda M + um pacote de lenço umidecido; fralda G + 2pacotes de algodão bola; fralda P +pomada; e assim por diante....
  Agora está na moda você chegar em qualquer drogaria ou lojas convenientes e ver a danada da fralda para recém nascidos, daí a minha primeira observação 3,5 kg. A futura mamãe fica louca para por uma dessas na lista. Fralda P? Que nada! O da hora agora é fralda para recém nascidos. O detalhe é que nem todo o recém nascido  sai da confortável barriguinha da mamãe com apenas 3,5 kg. Um breve relato agora sobre o que eu vi na enfermaria durante o período em que estive na maternidade com a minha filha:
  Eu vi uma criança recém nascida com 56 cm e pesando 4,7 kg (4 quilos e 700 gramas); na cama ao lado outra com apenas 55 cm e 4 kg. E vou parando por aqui.
  Quando a mãe da criança dos 4,7 kg pediu-me para  segurar por alguns segundos o neném dela, eu pnsei que estava segurando um bezerro de tão pesada que era. Daí a pergunta: Você pediu fralda P ou fralda de recèm nascido? Hummm....
  Daí, vem algumas desavisadas e falam: "Ah, mas ningúem viu isso na ultrassonografia?" Respondo:
Claro que não, abestada! As ultras existem para dentre outras coisas se aproximar do peso do bebê, existe uma margem de erro de uns 10% que pode ser considerada correta em alguns casos e em outros falhar completamente. Veja:
  Uma garota com quem eu conversei na sala de espera para o obstetra me disse que o primeiro filho estava pesando, na última ultra, 3 kg e na semana seguinte nasceu com 4,1 kg. Como uma criança pode engordar um quilo e cem gramas em uma semana? Não, não foi a mãe que comeu como uma desesperada! Descartei essa possibilidade quando ela me disse que no final da gravidez ela só vomitava. Resumindo, a melhor hipótese que encontrei foi a de que o aparelho de ultra só captou o necessário, a criança é nutrida. Viva!
  A segunda coisinha para o que quero chamar a atenção é enquanto ao tamanho da fralda que a criança veste. Tem umas pessoas que sempre querem te ajudar com a compra das fraldas, mas rola alguns pequenos detalhes:
1º Nem todo o tipo de fralda foi feita para o seu bebê. Por quê? Porque, meus amigos, a fralda pode não suportar as necessidades que o bebê precisa rejeitar para aliviar o intestino, a bexiga, podendo vasar fácil; ou pode criar algum tipo de alergia; assar muito rápido; e por aí vai.
2º Existe fralda G que vai dos 9 aos 11 kg, ou dos 10 aos 13, ou pode chegar aos 14 kg. Logo, ao ser perguntado "Que tamanho de fralda a sua filha está vestindo?" você poderá se surpreender com uma G não correspondente com os quilogramas da sua criança. Isso já aconteceu comigo.
3º A fralda P, em casos de não prematuros, dura por pouco tempo, haja vista o crescimento relâmpago dessas crianças prodígios.

  Enfim, quando qualquer um de vocês forem melgulhar nesse mundo mágico das fraldas e dos chás imaginários, lembrem desses detalhes que escrevi, além de não escrecerem de convidar o homem invisível para o chá invisível de fraldas. Há quem troque o nome para "Encontro entre amigos", mas sinceramente, é tudo a mesma frescurite.

#Fica a dica!# Beijos e fiquem com Papai do céu meus queridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua participação e tenha uma boa noite de sono!!!