terça-feira, 8 de novembro de 2011

Quando se tem filho

  Numa dessa conversas com amigas de verdade cheguei à conclusão que a vida de casada e a vida de mãe é um acelerador de maturidade, pois quando você é solteira a busca por suas superações ocorrem gradualmente;  você se dá ao luxo de abrir os olhos de terceira tentativa; pode se espreguiçar antes de levantar; lavar o rosto pra tentar acordar; você pode lavar a louça depois; consertar um erro aqui outro ali sem pressa.....
  Eu já não sei o que é isso há muito tempo, já que minha filha acorda aos berros de fome. Acordar no susto é uma rotina.
  Quando você é casada suas superações precisam vir mais rápido, porque seus defeitos magoam ao outro e podem complicar uma relação. Por isso, é necessário sempre se superar o mais rápido possível. é como aquele popo de professora simpatizante da linhaconstrutivista: "O importante não é a velocidade com que se aprende, mas que se aprenda", e eu completo: Mas se você tem uma prova a realizar, o importante é aprender rápido para demonstrar que você aprendeu o que lhe foi proposto a aprender.
  A nossa prova acaba sendo o casamento. Todos os dias temos que saber lhe dar com nossas emoções e com a emoção do outro. Isso para mim ainda não é horrível como uma amiga diz estar sendo a experiência dela. Na minha vivência tudo está muito difícil, mas não existiu ainda em minha vida experiência tão ruim que tenha sido de todo ruim. A vida de casada é boa e como tudo tem seus altos e os seus baixos, afinal, a maturidade de um ser social casado não é o mesmo de um solteiro, e a gente precisa crescer mais rápido quando casa.
   Outra amiga disse que pela experiência da irmã ela já está desistindo de casar, e pelas dificuldades que eu estou tendo com os primeiros meses de vida da minha filha está desistindo da ideia de ter filhos. Ela me perguntou se o casamento ainda fica bom com esse tipo de adaptação maternal. Eu respondi que sim, fora o desespero do pai que não sabia que em certas situações é necessário escolher entre ser um bom marido, um bom pai ou um bom profissional, ou tentar ser tudo de bom e pirar na batatinha.
   A produção em qualquer dessas áreas citadas não caem, só mudam. Eu mesma preciso ter um molejo diferente para saber ser mãe, esposa, dona de casa, profissional e mulher. Como se faz isso? Eu ainda não sei. A única certeza que eu tenho é que curtir minha pequena e vê-la bem recompensa qualquer coisa.
  Há quem diga que a tendência é só piorar, principalmente quando ela começar a andar, mas querem saber? Todos nós também passamos por essas fases, uns dormiram mais que outros, mas as fases são difíceis. Eu resolvi que a oportunidade que minha mãe me deu em viver e me ajudar a crescer, mesmo com todas essas fases difíceis, eu darei à minha filha porque ela merece!
  Ser amado é mais fácil do que amar. Ninguém diz que é fácil ser casada, ser mãe e ser pai mas, se existe ainda pessoas dispostas a viver essa experiência, há lá seu prazer de vivê-la e não é pouca coisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua participação e tenha uma boa noite de sono!!!