terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Música infantil e o transtorno bipolar part 1: É de tango tango

Músicas infantis que podem causar transtorno bipolar em qualquer criança que está aprendendo a conviver com as diferenças. Cuidado com as músicas que você canta para o seu filho

É DE TANGO-TANGO

É de Tango, tango,
É de carrapixo,
Joga Fulana.
Na lata do lixo. 

É de Tango, tango
É de carrapixo,
Vou atirar Fulana.
Da lata do lixo.
 Quero começar perguntando uma coisa: O que significa "É de tango tango. É de carrapicho"?  Pergunta essa que fica no ar.
 Foi através dessa música que descobri de qual chocadeira surgiram tantas pessoas perversas que atiram crianças nos lixos e valões da cidade. Passaram a infãncia jogando Fulana e Cicrana na lata do lixo e parece que não pararam mais..... Como não se bastasse isso, o final é perversamente feliz.

 A criançada cantava pulando como louca "A lata furou, a lata furou e o lixeiro não carregou!"
  
Lixeiro mau que só não carregou as criancinhas porque a "lata furou" e  elas puderam sair ou fugir para continuar com sua família.

 A segunda versão seria "retirar Fulana e Cicrana da lata do lixo" e depois cantar "Já saímos todos da lata do lixo"

  Quem é que diz com tanta passividade que conseguiu sair da lata do lixo a não ser o Cascão da Turma da Mônica? Até parece que Fulana e Cicrana ficariam esperando passivamente sua saída da lata vendo todo mundo sair na frente delas. Pense comigo, o lixo tá fedendo, você está sujo e fedendo, além de existirem bichinhos no lixo que começam a andar em você e o que você faz? Fica batendo palmas cantando é de carrapicho até chegar a sua vez de sair. Fala sério!

  Primeiro você "joga" ou "atira" todo mundo na lata do lixo e depois, como um pedido de desculpas, faz o favor de retirar todos. Ora, se as inocentes crianças passam a cumprir o que prometem nessa cantiga, o nome é bullyng. Se nós adultos praticamos o que aprendemos na nossa terna infância, o nome é agressão física e moral. Isso dá cadeia! Mas a culpa é de quem? De quem criou essa cantiga, um tal de Anônimo.

Toda essa publicação não tem a intenção de praticar
 constrangimento ao talentosíssimo compositor Anônimo,
 nem de revelar aos adultos a perversidade que pregaram
 durante toda a sua infância, nem defender e/ou coagir as crianças
 que cantam tal música,  muito menos incentivá-las
a praticar o que cantam.
:)
Curiosidade: O transtorno bipolar do humor, também conhecido como distúrbio bipolar, é uma doença caracterizada por episódios repetidos, ou alternados, de mania e depressão. Uma pessoa com transtorno bipolar está sujeita a episódios de extrema alegria, euforia e humor excessivamente elevado (mania), e também a episódios de humor muito baixo e desespero (depressão). Entre os episódios, é comum que passe por períodos de normalidade
(fonte "fidedigna" da wikipédia  Uhum!)

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Me diz pq essa parte do Bipolar ??? se liga gostaria de deixar claro alguma coisas.. 1º o autor da cantiga Anônimo é um amigo próximo da família e ate hoje é mau compreendido.
    Anônimo é um rapaz que foi criado em um orfanato lá em Bangu...
    A historia dele foi exatamente o que aconteceu na musica...
    Os pais que dançavam tango tiveram um filho em um momento indesejado.. que por sua vez para não atrapalharem eles nas competições levaram em um bairro distante cheio de mato e carrapichos e deixaram o menino no lixo... Depois de algumas horas o menino foi encontrado e levado ao orfanato...

    Cresceu com trauma de lixo, lixeiro, etc.. as crises estavam cada vez aumentando foi quando um psicólogo ajudou ele a sair da lama que o envolvia desde infância... Comentou com ele que ele deveria ver a situação como uma coisa boa e tal... que deveria ate se divertir com isso de alguma forma...

    saindo dessa terapia escreveu a sua 1ª cantiga de roda...

    espero que agora vc tenha mais respeito pelo senhor Anônimo rsrsrrsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Anônimo é um parceiro meu. Estou analisando várias músicas da autoria dele, Lord Woody. Mas eu não o conheci em Bangu não! Anônimo manteve no anonimato sua origem e história. Mas Anônimo é importante seja em Bangu ou em qualquer outro lugar. :)

    ResponderExcluir
  4. Engraçado, eu conheci Anônimo lá no terreiro do Pai Francisco que entrou na roda tocando violão quando veio de lado o delegado e o levou para prisão.

    ResponderExcluir
  5. Engraçado, eu conheci Anônimo lá no terreiro do Pai Francisco que entrou na roda tocando violão quando veio de lado o delegado e o levou para prisão.

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua participação e tenha uma boa noite de sono!!!