sábado, 7 de janeiro de 2012

Músicas infantins e o trantorno bipolar part 3: A galinha magricela

  Desculpem A Mãe novata, mas estou num momento de me prevenir sobre a fase da minha filha dos "por quês", e por isso passei a analisar as músicas infantis que possuo em casa. A vítima da vez foi uma musiquinha do Balão Mágico. Reparei uma das músicas que mais cantei na infância no dia em que minha filha completou 6 meses de idade.

   Quem é que nasceu da década de 80, ou antes, e não escutou a Turma do Balão Mágico?
   Que lindo grupo. Crianças cantando músicas animadas, legais, inocentes..... Inocentes? Sim, inocentes. Inocentes crianças cantando letras escritas por adultos tão malvadinhos..... 
 Vejamos:
Você se recorda de ter escutado a música "A galinha magricela"? Eu passei a vida inteira cantando essa bendita música errada. Não errada na letra, mas no sentido.
   Além disso, eu nunca parei para pensar que eu cantava alegremente essa música sem perceber o sofrimento d'avezinha e da vizinha......

  Já reparou como o som de "a vizinha" e "avezinha", que nós, crianças inocentes, proferimos um dia, agredia a vizinha e a avezinha? Não! Então tenha agora a oportunidade de recordar. Segue abaixo a "inocente" letra criada, não pelo sr Anônimo, mas por G.Monreal e Edgard Poças , G.Monreal  .
   Leia se puder cante em voz alta, no vídeo ao fim da postagem as inocentes crianças cantoras fazem questão de um português forçadamente correto, mas vem cá pra nós, é ruim que a gente canta AVEZINHA, hein!

   No caminho você notará em itálico as minhas observações sobre os versos que eu achar importantes.

A galinha magricela

Eu conheço uma galinha
A galinha da vizinha   
Dessa vez passa, mas pare de xingar a vizinha!
Avezinha magricela e depenada  
Quem é magricela e depenada mesmo?
Quem tem pena da galinha
Avezinha depenada 
A'vizinha depenada, você disse? Coisa feia!
A galinha magricela da vizinha?
Xingando de novo a vizinha? Que feio!
Bota ovos pela sala
No banheiro e na cozinha
Avezinha anda pela casa pondo ovos? Ela não mora na granja, no quintal?
Ah, entendi! É a vizinha.... Mas ela põe ovos também? xiiiiii confuso!
Ela bota, bota, bota
Sem parar
Pra botar sem parar algúem tá cantando de galo nessa parada!
A galinha magricela
Bota ovos sem parar
A galinha magricela
É magrela de botar
A galinha magricela
E bota um e bota dois e bota três
A galinha magricela
Vira cambota* e bota quatro de uma vez
Quatro de uma vez? Isso é uma cloaca ou a boca de um poço?
A galinha magricela
E bota dez e bota cem e bota mil 
Deram o que para o senhor galo, minha gente? Mil!
A galinha magricela
Bota ovo bota banca
De mais bela do Brasil  
Depois do trabalho que essa pobre vizinha, ou melhor, avezinha teve ela continua tendo forças para botar banca de alguma coisa?

  E você ainda cantava feliz a desgraça da pobre junto com essas crianças sorridentes? Eu também!
 Você era cruel e não sabia! Coitada da vizinha e da avezinha, veja bem:
A vizinha ficava catando seus ovos ou os d'avezinha o dia inteiro e a "avezinha", coitada, tinha o fi-ó-fó como? Ardidinho da silva.
   Depois que você cresce e percebe essas coisas, seu mundo fica tão dividido né! E aí? Você continua rindo da galinha ao cantar e depois entra em depressão porque percebe os maus tratos às pobres vítimas da canção? Olha aê a bipolaridade de humor........ Tá vendo!
          Cuidado com as músicas que vc vai cantar ou canta para seu filho! rs :)
                                           Que malvadinha estou!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua participação e tenha uma boa noite de sono!!!