quinta-feira, 27 de outubro de 2011

SUS x PLANO

  Você já reparou que hoje em dia as pessoas querem ter filhos só depois de conseguir um bom plano de saúde? Mas qual é o melhor plano de saúde? Sei lá qual é! Eu não pesquisei nada a ese respeito o que sei é que toda vez que eu ligava para alguma clinica pra realizar algum exame fosse de ultrassonografia ou de sangue, sempre perguntavam:
- É particular ou convênio?
- Convênio!
- A próxima data com vaga é só para daqui a 3 meses.
Você consegue imaginar uma gestante de 8 meses esperando um exame de ultra pra daqui a 3 meses? Até lá o exame não é mais pra ela, é pra criança! Daí você explica na esperança de uma colher de chá:
- É que eu sou gestante e preciso desse exame pra daqui a duas semanas!
- Lamento senhora, mas só temos vagas pra daqui a 3 meses!
E vem aquela perguntinha da atendente:
- Vai querer agendar?
O que você responderia pra ela? Deixa pra lá.
- Não obrigada!
Em outra situação eu utilizei o plano para fazer uma nova ultra, enqunto esperava vi uma fila enorme a se formar na clínica, eram pessoas esperando para fazer raio X pelo SUS. Depois de alguns minutos veio a rcepcionista avisando que o aparelho havia queimado e todos seriam remarcados assim que o aparelho fosse restaurado. Todos forma embora. Em seguida, chegou uma senhora marcada para o Raio X:
- Senhora, o pararelho tá queimado!
- Mas ninguém me avisou nada, estou com hora marcada......
- A senhora vai ser remarcada como todos os outros.
- E eu já posso deixar pago?
- Pago, senhora? O exame não é pelo SUS?
- Não! Eu preciso fazer pelo particular porque tenho urgência no resultado.....
- Se é particular é só a senhora sentar-se aqui que vou chamar a doutora!
E continuou pelo telefone:
- Dra, há uma paciente para o Raio X. Não! Não é pelo SUS nem pelo convênio, é particular. Senhora, ela já está vindo!
Ou seja, sem comentários!
  No Plano a ansiedade e a insatisfação podem te levar ao infarte; no SUS você não tem pra onde ocorrer de frente pra trás ou de trás pra frente o sistema ainda é único de saúde, sem preferências.

CONCLUSÃO: Pelo SUS a espera da fila é de pé, no PLANO a espera da fila é telefônica, pra gestante o tempo de espera é determinante. No desespero, tira da onde não tem pra pagar, se necessário em parcelas de todo o seu salário durante toda a sua vida, porque exame de gestante, no total, sai carinho filha!

Pra onde correr?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua participação e tenha uma boa noite de sono!!!