domingo, 18 de setembro de 2011

Método Billings

  Esse é um método conhecido por ser um planejamento familiar natural, possibilitando ao casal engravidar ou adiar a gravidez, ou seja, sem o uso de medicamentos. Foi criado por  Dr. John J. Billings, médico neurologista e membro da Universidade de Melbourne (Austrália) que procurou uma maoir precisão para a mulher recohnecer os dias férteis e o dia da ovulação.
  Ao contrário da famosa "tabelinha", divulgada por anos pela Igreja Católica, o método Billings se orienta pela observação do ciclo ovulatório em lugar da matemática não exata da ansiã Tabelinha.
  Aqui o cálculo da tabela não é exata e seu resultado se assemelha ao horóscopo quando dita uma única regra para todos. Nós sabemos que cada mulher tem um ritmo e um ciclo menstrual diferente por natureza, por isso indico o método Billings.
  Para fazê-lo é necessário:
- abstinência sexual durante o período de adaptação da observação;
- interromper o uso de medicamentos contraceptivos;
- suspender o uso de protetores de calcinhas;
- começar a usar a peça íntima citada acima, pra quem não tem o costume de usar.
  Mais a frente falarei o porque dessas exigências.
 
  Segundo o método, o ciclo começa na ovulação. Você que é mulher (é claro rs) já percebeu que de você sai uma secreção? A ela chamaremos muco. Então, esse muco muda conforme o período do mês, e é ele o seu alvo, o seu objeto de pesquisa!
  Toda a mulher tem que ter muco, a sua ausência é causa de atenção podendo ser necessário o acompanhamento de um médico ginecologista para saber se há inflamações ou infecções.
  Vamos lá!
  Quando o muco não aparece o corpo está indicando seu período seco, que é quando você está infértil. Imagine o solo do sertão, lá nada vinga por um bom tempo porque não há os componentes necessários para a produção. É a mesma coisa.
  Já quando aparece um muco branco, espesso, seu corpo está te avisando que está prestes a ovular, ou seja, você está fértil. Mas você pode estar se perguntando nesse momento: "Se eu ainda não ovulei, como posso estar fértil?" Boa pergunta você que pensou nisso! Pra quem não pensou, terá mais possibilidades para se questionar (rsrsrs). O fato é que o espermatozóide vive dentro do organismo feminino por 72 (setenta e duas) horas - 3 dias. Como você não sabe o dia em que ocorrerá a ovulação mas sabe que está prestes a ocorrer, o mais prudente é não se arriscar e reconhecer o seu período fértil.

COMO SABER SE JÁ OVULEI?
  Simples.
  Durante esse período fértil o muco deixa de ser branco e espesso, passando a ser transparente e muito elástico. As mudanças são bruscas. Por que no plural? Porque ocorrem duas mudanças. Se, por exemplo, você percebe a mudança do muco branco espesso para o transparente elástico hoje e amanhã seu muco volta a ser branco, isso significa que você ovulou. É o último dia de muco transparente elástico que revela o acontecimento da ovulação. Você pode ter mais de um dia de muco transparente elástico.
  CONCLUSÃO: Você só consegue saber se  ovulou um dia depois, pois quem te confirma isso é a volta do muco branco espesso.
 
MAS QUAL É A DIFERENÇA SE EM TODOS ESSES DIAS ESTOU FÉRTIL?
  Bem, reza o método que os espermatozóides machos são mais rápidos enquanto os fêmeas são mais resistentes (isso explica muitas diferenças entre homens e mulheres rsrssrs - grifo meu), logo, se o planejamento do casal é engravidar no dia da ovulação as chances são maiores para os espermatozóide macho, já nos dias de muco branco espesso são dos espermas femininos. Assim, o casal poderia, teoricamente, escolher o sexo do bebê, mas estamos falando de possibilidades, não de certezas.
Não sou eu quem está dizendo, é o método! (rsrsrs)

COMO SEI SE ESTOU NO PERÍODO SECO (INFÉRTIL) NOVAMENTE?
  De acordo com esse método, após o dia da ovulação é necessário guardar-se ( se é que vocês me entendem) por 4 (quatro) dias e 3 (três) noites, o que significa afirmar ser a noite do 4º (quarto) dia depois da ovulação o início do seu período fértil.

HÁ RISCOS DE SE ENGRAVIDAR DURANTE A MENSTRUAÇÃO OU PRESTES A FICAR MENSTRUADA?
  Segundo os seguidores deste método, durante a gravidez sim, pois o óvulo está exposto, e não quando está prestes a menstruar porque não há muco. Mas com relação a isso fica uma dúvida particular: Mas o esperma não fica vivo por 3 dias? É algo que pretendo esclarecer e depois revelo a vocês, tá bom!

POR QUE PRECISO ME ABSTER DE RELAÇÃO SEXUAL PARA A OBSERVAÇÃO?
  Você precisa dessa abstinência enquanto está no período de aprendizagem da observação.
  O muco provocado por estímulos outros podem confundir que está aprendendo a se observar.

E PRA QUÊ USAR CALCINHAS?
  Rsrsrs Há mulheres que não tem o hábito de usar calcinhas e essa peça é muito importante para verificar se já está saindo o muco do seu corpo, bem como ajuda a coletar o material para a observação de sua cor e elasticidade, já que isso deve ser feito com os dedos polegar e indicador se pressionando e se afastando de forma suave.

POR QUE NÃO USAR REMÉDIOS CONTRACEPTIVOS?
  O contraceptivo altera o funcionamento natural do organismo feminino, não permitindo a observação, logo, medicamentos e billngs não podem ser vizinhos.

O MÉTODO FUNCIONOU COM VOCÊ?
  Sim. Funcionou bem. O problema da gravidez não planejada quando se utiliza esse método não é o método e sim as pessoas que o praticam. Por quê?
  Simples. O método estimula o auto controle do casal enquanto se está no período fértil, o que pode durar mais ou menos 7 dias, se você não se aguenta o resultado acaba sendo um blog onde uma mãe novata passa a partilhar de suas experiências. Se é que vocês estão conseguindo me entender! kkkkkk

EXISTE ALGUMA HERANÇA DEIXADA PELA "TABELINHA" PARA O MÉTODO BILLINGS?
  Mais ou menos.
  Na mentecapta tabelinha as pessoas deveriam fazer uma tabela para anotar o dia da menstruação e contar sete dias de distância da próxima menstruação que raríssimas pessoas saberiam quando iria vir. Já no método Billings você é orientada a fazer uma tabela também, que tem mais a função de gráfico, onde vc anota os dias de surgimento do muco, quando ocorrem as mudanças de coloração e estado do muco, o dia da ovulação, os 4 dias e 3 noites após a ovulação, seu período infertil e os dias em que vc ficou menstruada.
  A anotação é importante para você ter o exercício da observação, além de ajudar a você com dois outros pontos: não esquecer o método e ajudar o cônjuge a aprender, pois eles nunca aprendem o billings como as mulheres. FATO VIVIDO!!!!!

Dúvidas? Deixe como comentário ou envie para blogdafecosta@ig.com.br
Para ilustrar essa exposição e fixar mais o assunto indico o sit abaixo.
Se informe e informe.

  http://palestrascatolicas.wordpress.com/2009/02/20/metodo-de-billings/

5 comentários:

  1. Ah, gente! Eu aprendi esse método na Igreja Católica. Vale muito a pena conhecer melhor! Vlw

    ResponderExcluir
  2. Então quer dizer q vc não aguentou os 7 dias né rsrsrsrs....

    ResponderExcluir
  3. Pois é Chele, mas eu não tenho um período de 7 dias de fertilidade certinho. Pode variar para mais ou para menos.

    ResponderExcluir
  4. Há quanto tempo vc usa o método?

    ResponderExcluir
  5. Esse método funciona no mais irregular dos ciclos menstruais e mesmo durante amamentação, pois ele é baseado em observação, não em histórico de ciclo.

    Mas para usá-lo é imprescíndivel o acompanhamento de instrutor habilitado do plafam.

    Eu e minha esposa usamos.

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua participação e tenha uma boa noite de sono!!!